Páginas

Bem vindos

Espero que possa ajudar um pouquinho,nessa incansavel tarefa.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quais os tipos de punições que não devem ser usadas pelos pais?

Vamos encarar uma verdade: os pais estão batendo menos nos seus filhos, mas isso não significa que a criança esteja a salvo. Desta forma, não dão 'cintadas', mas agridem psicologicamente, o que na minha opinião é mais dolorido do que uma chinelada.
Muitos pais xingam seus filhos, deixando a auto-estima das crianças em pedaços! Outros ameaçam que vão abandoná-los, ou que vão escalpelá-los. Parem já com isso! As ameaças criam fantasmas que geram medos, que geram ansiedades, que geram síndromes e pânicos.
O número de crianças com problemas de obesidade tem crescido muito. Levanto uma questão: será que grande parte dessas crianças obesas tem auto-estima negativa e será que comem muito para preencherem um vazio deixado pela ausência da afetividade ou pela alta exigência de pais que só cobram ou só menosprezam a criança?
Já perceberam que há grupos de pais que se unem para reclamar dos filhos? Onde estão os elogios?
A criança com boas notas recebe elogios? Os pais ligam para seus amigos e mostram orgulho do pequeno? Não elogiar também é uma punição! Por isso, pais pensem em como elevar a auto-estima dos pequenos e perceberão que não precisarão punir tantas vezes.
Uma criança que se sente amada e recebe carinho e limites em doses equilibradas não precisa de inúmeras punições, porque seu comportamento fica adequado. Mas, se for necessário punir, nunca: Bata na cabeça ou no rosto, porque isso é humilhante; Não deixe a criança num quarto escuro, isso é assustador; Não bata com forte sentimento de raiva, pois nessa hora a sua força fica desmedida; Não retire um passeio que acontecerá em uma semana. Essa punição vale para adolescente, mas para crianças pequenas não vale, pois elas não têm noção temporal e não vão entender porque estão sendo punidas por algo que elas nem se lembram mais.
Procure punir no mesmo dia em que a criança quebrou a regra e converse sempre sobre o certo e o errado nas traquinagens infantis. Complete dizendo "Isso que você fez é errado" e não "Você só faz coisa errada". Assim, a criança saberá que ela não é um erro, mas sim aquilo que ela fez e que de certa forma, sempre terá a chance de fazer certo.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/15947/1/O-comportamento-do-meu-filho-e-pessimo-e-agora/pagina1.html#ixzz1InM66Rn1

Nenhum comentário:

Postar um comentário